Hero's Image

O Bitcoin continua em movimento: Uma nota de gratidão

Artigos

Quinze anos atrás, hoje, dia 10 de janeiro de 2009, Hal Finney postou possivelmente o tweet mais famoso na história do Bitcoin:

 

 

Para aqueles não familiarizados, Hal Finney era um desenvolvedor de software que muitos acreditam ter tido profunda participação na criação do Bitcoin. Seu tweet "Running bitcoin" veio apenas uma semana após a mineração do primeiro bloco do Bitcoin e alguns dias antes de receber a primeira transação de bitcoin, vinda do criador pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Enquanto estamos prestes a ver o Bitcoin realmente entrar na corrente principal, é importante lembrar não apenas dos pioneiros como Finney, mas também da comunidade de desenvolvedores, ativistas e defensores do Bitcoin que trabalharam incansavelmente nos últimos 15 anos para trazer essa tecnologia às massas.

O aniversário comemorado no dia de hoje é um lembrete importante do trabalho que foi feito para permitir que o Bitcoin emergisse do outro lado do medo, da incerteza e das dúvidas geradas por eventos como o Mt. Gox, uma pandemia e a FTX. Os verdadeiros princípios do Bitcoin sempre se destacaram entre essas nuvens de incerteza, e não tenho dúvidas de que isso continuará sendo o caso à medida que mais pessoas, especialmente investidores buscando o longo prazo, compreendam o impacto dessa inovação transformadora.

Hoje, o Bitcoin está mais forte do que nunca. Ele possui um valor de mercado aproximando-se de US$ 1 trilhão, quase um milhão de carteiras ativas e provou-se como um investimento durante crises bancárias, guerras e em ambientes macroeconômicos tanto de risco quanto de aversão ao risco.

Os ETFs de Bitcoin permitirão aos investidores fortalecer e diversificar seus portfólios, e minha esperança é que, à medida que isso aconteça, esses investidores dediquem tempo para compreender verdadeiramente por que essa tecnologia é tão importante para a humanidade, especialmente em uma era de enormes dívidas governamentais, incerteza geopolítica e jovens sentindo que o sistema financeiro está contra eles.

Escolhemos o ticker DEFI para o nosso ETF para homenagear o papel do Bitcoin como pioneiro na revolução das finanças descentralizadas que tornará nosso sistema financeiro mais acessível e equitativo. E não poderíamos estar mais animados com o rumo que essa revolução está tomando.

Esta noite, nossa equipe se reunirá em Nova York no bar temático de Bitcoin, PubKey, para celebrar um futuro de maior acesso ao Bitcoin para investidores. Enfrentamos uma nova era na financeira e inovação, e o fazemos com incrível gratidão pelo trabalho de desenvolvedores como Hal Finney e milhares de outros dentro da comunidade do Bitcoin ao longo dos últimos 15 anos.

O Bitcoin continua sendo uma sinfonia inacabada e continuará a depender de sua comunidade de desenvolvedores, defensores e empresas como a Hashdex, trabalhando para aumentar o acesso a essa notável tecnologia. Mas, enquanto isso, o Bitcoin está em movimento, mais rápido e forte do que nunca antes.

 

_____________________________________

Este material foi preparado pela Hashdex Gestora de Recursos Ltda. (“Hashdex”) e tem caráter meramente informativo. As informações aqui contidas não devem ser entendidas como colocação, distribuição ou oferta de cotas de fundo de investimento ou qualquer outro valor mobiliário, e não representam garantia de rentabilidade sobre qualquer investimento. A Hashdex não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. Leia o material informativo e o regulamento do fundo de interesse antes de investir, sobretudo os fatores de risco. Criptoativos, em especial, apresentam riscos específicos, detalhados nos regulamentos dos fundos geridos pela Hashdex. Quaisquer decisões de investimento devem ser precedidas de análise quanto aos objetivos e necessidades individuais, de modo que recomendamos a consulta a assessores de investimentos e/ou outros profissionais especializados antes de um investimento. A aplicação em fundos de investimento apresenta riscos para os investidores, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais e na consequente perda do capital aplicado. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor do crédito – FGC.  A CVM e a ANBIMA não garantem a veracidade das informações prestadas, tampouco fazem julgamento sobre a qualidade dos fundos, do administrador, do gestor e demais prestadores de serviço ou das cotas a serem distribuídas. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído a terceiros sem a expressa concordância da Hashdex. Os documentos relevantes dos fundos e mais informações podem ser encontrados em https://www.hashdex.com.

 

Nasdaq® e Nasdaq Crypto Index são marcas licenciadas da Nasdaq, Inc. (Nasdaq, com suas afiliadas, são referidas como “Empresas Nasdaq”) e são sub licenciadas para uso da Hashdex Asset Management Ltd. As Empresas Nasdaq não confirmaram a legalidade ou adequação, ou a precisão ou adequação das descrições e divulgações relacionadas ao fundo. O fundo não é emitido, endossado, vendido ou promovido pelas Empresas Nasdaq. AS EMPRESAS NASDAQ NÃO FAZEM QUALQUER DECLARAÇÃO E NÃO TERÃO QUALQUER RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AO FUNDO.

 

OS DADOS DO ÍNDICES DA CF BENCHMARKS LTD. SÃO USADOS SOB LICENÇA COMO FONTE DE INFORMAÇÕES PARA CERTOS PRODUTOS DO GRUPO DA HASHDEX ASSET MANAGEMENT LTD. (“GRUPO HASHDEX”). A CF BENCHMARKS LTD, SEUS LICENCIADORES E AGENTES NÃO TÊM OUTRA LIGAÇÃO AOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO GRUPO HASHDEX E NÃO PATROCINAM, ENDOSSAM, RECOMENDAM OU PROMOVEM QUAISQUER PRODUTOS OU SERVIÇOS DO GRUPO HASHDEX. A CF BENCHMARKS LTD., SEUS LICENCIADORES E AGENTES NÃO TÊM OBRIGAÇÃO OU RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO GRUPO HASHDEX. A CF BENCHMARKS SEUS LICENCIADORES E AGENTES NÃO GARANTEM A PRECISÃO E/OU A INTEGRALIDADE DE QUALQUER ÍNDICE LICENCIADO AO GRUPO HASHDEX E NÃO TERÁ QUALQUER RESPONSABILIDADE POR QUAISQUER ERROS, OMISSÕES OU INTERRUPÇÕES RELACIONADAS A ESTE.









Logo B3
Logo Anbima