Pesquisa
Cripto

Hashdex Reports


2021
Desenvolvido em parceria com FGV EESP

Sobre a Pesquisa Cripto

Entendemos que existe uma escassez de informações sobre o perfil e fatores que atraem e repelem investidores brasileiros do ecossistema de criptomoedas. Para suprir essa lacuna, o projeto de pesquisa “Percepção e motivação de investidores brasileiros quanto a criptoativos", realizado pela FGV EESP junto ao University Blockchain Research Initiative (UBRI) e em parceria com a Hashdex, busca, primeiramente, mapear o perfil dos investidores de criptoativos no Brasil (“raio-x do investidor”). Em segundo lugar, objetiva-se entender se há diferenças sistemáticas entre investidores cripto e não cripto (ou seja, aqueles que investem apenas em outras classes de ativos) em relação a características do investidor (idade, gênero, tolerância a risco, grau de conhecimento e de sofisticação) e suas percepções (riscos e oportunidades de criptoativos, sentimento em relação à economia brasileira). Um terceiro objetivo, eminentemente acadêmico, é testar algumas hipóteses de finanças comportamentais documentadas para as classes de ativos tradicionais, porém ainda pouco exploradas no universo de criptoativos.

Logo Hashdex FGV EESP

screenshot 01 screenshot 02 screenshot 03 screenshot 04

Alguns Insights

“ Quanto mais jovem o grupo de pesquisados, maior a tolerância a risco.”

“ A propensão a investir uma renda adicional em criptomoedas é maior entre aqueles com mais conhecimento sobre criptomoedas e entre os que estão pessimistas com relação à economia brasileira.”

“ O conhecimento em criptomoedas mostrou-se maior entre os investidores: (i) mais jovens, (ii) de perfil de risco agressivo; ou (iii) com curso superior relacionado a finanças.”

“ Apenas 16% dos respondentes identificaram corretamente as siglas que correspondem a criptomoedas. Mais que o dobro dessa fração assinalou apenas bitcoin (BTC), negligenciando Ether (ETH) e Ripple (XRP).”

Descubra tudo na nossa 1° Release da Pesquisa Cripto

*Baixando você está de acordo com nossos Termos e Condições
hdx