Hashdex - Cripto de forma simples, segura e regulada

Fique por dentro

O que é a volatilidade?

Volatilidade é um conceito básico no mercado de capitais. Ela é uma das mais importantes medidas de risco e faz muita diferença na vida do investidor. Na teoria de finanças, volatilidade é uma medida de dispersão dos retornos de um ativo ou de um indice de mercado. Matematicamente, nada mais é que o desvio padrão dos retornos dos ativos.

Existem alguns perfis de investidores, que preferem assumir investimento com mais ou menos volatilidade, dependendo do seu apetite ao risco e do prazo de investimento considerado. Via de regra, quanto maior a volatilidade, maiores são o risco e o retorno esperados. Por outro lado, quanto menor é a volatilidade, menor a probabilidade de ganhos expressivos.

Por isto, podemos considerar a análise da volatilidade um valiosa aliada na construção de carteiras de investimento. Com a análise da volatilidade, o investidor consegue ter uma estimativa de um intervalo típico para o retorno do seu investimento ou carteira. Uma regra de bolso aproximada é: em dois terços dos anos, o resultado obtido deve ficar entre menos uma e mais uma vez o valor da volatilidade anualizada. Uma banda com duas vezes a volatilidade para mais ou para menos tende a conter o valor real em mais de 90% dos casos. 

Em geral, ativos com maior volatilidade são mais adequados a investimentos com prazos mais alongado. Isso ocorre porque, ao dobrarmos o prazo de investimento, o retorno esperado dobra enquanto a volatilidade cresce raiz de duas vezes. Ou seja, a volatilidade cresce menos que proporcionalmente com o prazo, de tal forma que é possível ter os ganhos de retorno esperado com um risco controlado em horizontes de investimento mais alongados.

Você também pode se interessar por: