16 de maio de 2022

Descomplica cripto por Hashdex

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que permite transferências de valor entre desconhecidos sem que estes precisem confiar uns nos outros ou em um intermediário. É a base para uma economia online mais eficiente: sem burocracia, com menores custos e mais privacidade para seus usuários.

Essa inovação está trazendo grandes avanços tecnológicos em diversas indústrias, desde serviços financeiros e meios de pagamento até entretenimento, jogos, logística e infraestrutura.

Como funciona

Todas essas vantagens são alcançadas por meio de redes descentralizadas. Em vez de depender de bancos para fazer pagamentos, cartórios para firmar contratos e lotéricas para sorteios, os usuários de blockchain cooperam entre si, de forma digital e segura, para garantir que essas e outras operações sejam executadas da forma devida.

Vejamos como isso funciona no caso do Bitcoin, um meio de pagamentos descentralizado: todas as transações são conferidas por uma rede global de validadores para impedir que nenhum usuário gaste mais Bitcoins do que tem na sua “conta”.

As transações válidas se agrupam em unidades chamadas blocos, criados a cada dez minutos, em média. Cada bloco, que pode conter milhares de transações, é concatenado ao bloco anterior, formando uma ‘cadeia de blocos’ (blockchain).

Os usuários que validam as transações são chamados de mineradores porque, além de taxas sobre as transações que agruparam, eles recebem novas unidades de Bitcoin, gerados sempre em número predefinido a cada novo bloco - de forma similar ao trabalho de um minerador de ouro, que é remunerado com as novas unidades do próprio metal que está extraindo.

Principais aplicações

Esse mecanismo descentralizado, que garante a segurança e a autenticidade das informações sem intermediários de confiança, tem muitas aplicações além de moedas. Bons exemplos são os registros em cartório, como os registros de propriedade, as certidões de nascimento e casamento.

O uso de blockchain poderia, no futuro, ocupar o lugar dos cartórios porque essa tecnologia possibilita que os registros sejam conferidos e mantidos de forma segura pelos validadores da rede, impedindo eventuais fraudes, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos processos.

Outras aplicações de blockchain importantes estão na área financeira, em segmentos como bolsas de valores, derivativos, seguros, gestão de ativos e mercado de crédito. Nesse caso, em especial, emprestadores e tomadores de empréstimos podem evitar a burocracia e reduzir o custo das operações utilizando a tecnologia blockchain, que garante, inclusive, a liquidação automática das garantias em caso de inadimplência.